Ciúme


“o verdadeiro amor não arde em ciúmes”
(1 Coríntios 13.4)



Li hoje um texto de
Kelen de Bernardi Pizol que chamou muito a atenção do meu coração.
Na prosa de Kelen eu vi algumas frases que foram como "conhecidas" para mim.
Eis algumas:
  • O ciúme serve como um sensor, uma medida da segurança que se sente na relação. Sua ausência, tanto quanto seu excesso, pode prejudicar o relacionamento. No caso do ciúmes normal, a honestidade e o reasseguramento do companheiro são importantes.

  • Muitas vezes reações de ciúmes são esperadas, por exemplo na descoberta de uma infidelidade.

  • Quando não há intimidade suficiente no relacionamento, o ciúmes também pode se intensificar, pois o companheiro tenta desesperadamente se orientar em uma estrada onde a sinalização não é clara e por isto testa o relacionamento constantemente.
  • Na ânsia de não perder a pessoa amada, o ciumento cerceia seus passos e sua liberdade de tal modo, invadindo seu espaço pessoal e sua privacidade, ferindo seus sentimentos com acusações infundadas, que afrouxa os laços que os uniam.

  • De modo geral, o ciúme muito intenso é sinal de dificuldade emocional.
Se você quiser ler o texto completo click aqui.

Já fui muito ciumenta, ler esse texto me faz ver o quanto Deus foi suficientemente maravilhoso comigo, me livrando do tormento de "posse". Afinal, tudo, pessoas e objetos e seres, são do Pai.
Na verdade, Ele entregou a mim o dever de cuidar daquilo que é Seu.
Deus me concedeu pessoas para cuidá-las e não são minhas,são de Deus.

Não sou dona de nada e nem de ninguém.

Por isso não posso perder aquilo que não é meu.
Apenas, no máximo, Deus concederá a outras pessoas o dever de "zelar" os Seus,
por assim achar melhor.


Etimologia da palavra

Ciúme : substantivo feminino originado do latim
zelumen, que "evoluiu"para o latim zelus, do grego zêlos, com o sentido de cuidado, ardor...









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retina inversa

Preciso de um tempo...

Cérebro